Mindelo prepara-se para enterrar a sua rainha

O corpo de Cesária Évora será enterrado na terça-feira, dia 20. A partir das 7 horas de terça-feira o corpo estará em câmara ardente na residência da família, na rua Fernando Ferreira Fortes. Depois será trasladado para a Câmara Municipal de São Vicente de onde partirá para o cemitério do Mindelo. O governo já decretou o luto nacional de 48 horas e tolerância de ponto, em São Vicente, para o dia do funeral.
Mindelo prepara-se para enterrar mais um dos seus filhos predilectos. As artérias da cidade serão pequenas para receber todos os que se preparam para enterrar a sua rainha. Da morna, mas também de uma postura e personalidade única que fez dela uma pessoa única nos palcos e na vida. Os que privaram de perto com a sua rainha, nunca vão esquecer da sua generosidade, o seu sentido de justiça, o passar a mão pela cabeça dos amigos, e pela sua carteira nas horas de aflição. Cize era nobre nos seus sentimentos e no reconhecimento aos amigos. Conta-se que certa vez Madonna a convidou para cantar na sua festa de anos. Mas, exigia que a Rainha da Morna levasse apenas o seu pianista. Mas, Cize disse a Rainha da Pop, que só iria com todos os elementos da sua banda. No ano seguinte Madonna convidou Cesária e a sua banda para tocar no seu aniversário. E é esse género de atitude que marca quem conviveu com Cize para além dos CDs e da fama.
Amanhã enterramos a nossa rainha. Com orgulho. Com lágrimas e com palmas. Choraremos. Sim, o tempo que for preciso. Uns chorarão mais do que outros. Os hipócritas, os bajuladores, os que a descriminaram a ela e aos seus filhos antes do sucesso, chorão as lágrimas de crocodilo. Mas o povo de Cize, os mais pobres, aqueles que ela amparou e nunca esqueceu chorarão sempre, para sempre a falta da sua rainha sentada no seu trono amigo na rua Fernando Ferreira Fortes.
“Temos constatado que em São Vicente a produtividade e a criatividade estão um bocado em baixo”, explica Jaime Andrade do grupo organizador e continua:“ a nossa ideia é fazer uma premiação só para o que é sediado cá (em São Vicente), para dar aos são-vicentinos mais auto-estima”.
Os “ninjas” estão também nomeados para o Prémio Criatividade.
Em nove anos, Silvia S. apenas se apresentou no local de trabalho meia dúzia de vezes. Inventou duas gravidezes, entre outros esquemas para justificar as faltas ao trabalho. A rainha do absentismo é italiana, tem 44 anos e está detida, acusada de fraude agravada.
Alunos da Escola Técnica, Liceu Augusto Pinto, e até de escolas primárias, dizem que viram junto das escolas um indivíduo com uma seringa que diz estar infectada com o vírus da SIDA.