PORQUÊ EDUCAR PARA A CIDADANIA NO SÉCULO XXI?
A sociedade actual apresenta determinados paradoxos ou desafios que a educação tem de enfrentar no século XXI, que justificam plenamente a educação para e na cidadania, assim:
• Constata-se uma necessidade de nos relacionarmos num contexto que é cada vez mais multicultural e heterogéneo, ao mesmo tempo em que se verifica uma pressão para a homogeneidade e o aumento das incertezas sobre a própria identidade individual e colectiva;
• As novas tecnologias da informação proporcionam-nos possibilidades aparentemente ilimitadas. Nomeadamente, permitiram eliminar as barreiras espaciais da comunicação, coexistindo em simultâneo com o isolamento e a exclusão social de alguns indivíduos e grupos sociais; e tornaram ainda disponível e facilmente acessível uma enorme quantidade de informação, ao mesmo tempo em que se nota uma razoável dificuldade para processá-la e compreendê-la;
• Verifica-se que existe um ressurgimento de formas de intolerância e de violência que se pensava estarem já superadas (ex: tráfico de seres humanos, escravatura laboral, xenofobia, violência doméstica, para além dos conflitos armados) em simultâneo com a ausência de certezas absolutas relativamente à forma de enfrentá-las.
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